Festas




A Bahia é muito rica em festas religiosas e profanas; a começar de Salvador, no ciclo das festas de largo, que se inicia dia 4 de dezembro - Santa Bárbara, dia 8 de dezembro - Nossa Senhora da Conceição da Praia, cujo ciclo vai até o carnaval.


No interior, os festejos da Semana Santa encerram-se com várias micaretas (carnaval fora de época) a partir do sábado de Aleluia, nos municípios que não realizam os festejos de Momo obedecendo o calendário formal.


A Feira dos Caxixis (miniaturas de cerâmica) em Nazaré, durante a Semana Santa, a Festa do Divino Espírito Santo de Poções, entre maio e junho, caindo o seu último dia no Pentecostes, romarias em Bom Jesus da Lapa, Ituaçu, Monte Santo, bem como o auto-flagelo de religiosos em Xique-Xique, festa de marujos em vários municípios litorâneos, Mouros X Cristâos - em Riacho de Santana, Festivais de Música e Poesia em Ibotirama, os festivais de Inverno de Vitória da Conquista que deixaram de ser realizados a partir do ano 2000... Semanas culturais em vários municípios, exposições de artes plásticas, ginkanas, concursos de beleza, Festival da Taínha, em Barra Grande - Maraú, na terceira semana de maio... e o São João, em quase todos os municípios da Bahia... O Forró e as cidades decoradas a caráter...

0 comentários: