COMIDAS E BEBIDAS TÍPICAS DO SÃO JOÃO




Fogueira na porta da casa, mesa posta com várias iguarias, porco assado, milho cozido e assado, canjica, pamonha, bolos, batata assada na fogueira, amendoim, etc.

A festa de São João, que andava em decadência, encontra nas cidades de Anagé, Piripá, Cordeiros, Condeúba, Maetinga, Presidente Jânio Quadros, Barra do Choça, Planalto, Poções, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Ibicuí, Brejões, Iraquara, América Dourada, Irecê, Tanhaçu, Ituaçu, Contendas do Sincorá, Barra da Estiva, Mucugê, Tremedal, Mortugaba Macaúbas, Ibipitanga e muitas outras, maior animação.




Em algumas oportunidades, o São João vem sendo transformado em Carnaval, o que o faz descaracterizar, fugindo às suas tradições. Esta prática deve ser abolida para o bem da nossa Cultura. De qualquer maneira, porém, São João animado é realizado em fazendas, com sanfoneiro, quadrilhas e tudo, em várias cidades do Estado, o que não deixa de ser um alento para quem aprecia o que é bom. Salvador também realiza um grande São João no "Arraiá da Capitá", no Parque de Exposições. Uma festa muito concorrida e que atrai milhares de forrófiões, tanto de Salvador, quanto de outras regiões e de outros países...


Logo após os festejos do São João, algumas comunidades (e não são poucas) comemoram o São Pedro, nos dias 28 e 29 de junho. Algumas comunidades, ainda se dão ao luxo de comemorar as duas festas... E haja saúde... Entre as cidades que comemoram o São Pedro, pontifica Rio do Pires com uma das festas mais tradicionais da Bahia.

0 comentários: